domingo, 29 de janeiro de 2012

DA FÉ SALVADORA - SEGUNDA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Professor Rev. João Ricardo Ferreira de França.
(Dia do Senhor, 29 de Janeiro de 2012)
Aula II.
DA FÉ SALVADORA – CAPÍTULO XIV
Seção II – “Por esta fé o cristão, segundo a autoridade do próprio Deus falando em sua Palavra, crê ser verdadeiro  tudo quanto está revelado nela; e age de conformidade com o que cada passagem especificamente contém; prestando obediência aos mandamentos, tremendo ante as suas ameaças e abraçando as promessas de Deus para esta vida e a vida por vir. Os principais atos da fé salvífica, porém, são: aceitar, receber e descansar unicamente em Cristo para a justificação, a santificação e a vida eterna, em virtude do pacto da graça.
Introdução:
         Agora precisamos considerar a segunda seção da nossa Confissão de fé que aborda a questão da fé salvadora. Já temos estudado que a fé salvadora é uma obra da graça de Deus operada em nós; que a fé é o meio e não a causa da redenção do pecador – o meio no sentido de que o homem precisar crer naquilo que foi realizado na cruz do calvário – também consideramos o papel importante do Espírito Santo no fato de que é ele quem gera a fé salvadora nos eleitos e por fim, vimos que está fé é manifestada e fortalecida pelas instituições de Deus destinada para isso!
         O que nós  podemos aprender desta seção de nossa confissão de fé?
I – A FÉ SALVADORA E A SUA RELAÇÃO COM AS ESCRITURAS NA VIDA DO CRISTÃO.
         O primeiro aspecto a ser levado em consideração nesta questão da fé redentiva é a relação que a Confissão de Fé de Westminster [CFW]; esta seção declara de forma inequívoca que esta fé repousa na verdade do evangelho de Deus.
         Somos ensinados aqui nesta seção que devemos sempre procurar conhecer as Escrituras Sagradas! A fé salvadora é repousada não no que A igreja diz sobre a mesma, mas no que a Palavra divina nos mostra como verdade. E por que isso? A nossa CFW responde de forma enfática apontando para a realidade de que é “o próprio Deus falando na Escritura” que tem produzido e alimentado  a fé salvadora.
         Não é o esforço humano que produz a fé salvadora (Jo.4.42), mas é o próprio Deus falando nas Escrituras que assim o faz, esta palavra opera nos crentes eficazmente para a vida eterna (1 Tessalonicenses 2.13). Nisso estamos ciente de que tudo o que existe toda fé repousa na verdade revelada na Bíblia conforme vemos em Atos dos Apóstolos 24.14.
II – A FÉ SALVADORA E A AÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DOS ELEITOS DE DEUS.
         Esta fé salvadora age de acordo “com que cada passagem contém” o cristão que possui a fé salvadora deve está sempre “prestando obediência aos mandamentos de Deus”(Romanos 16.26). A Palavra de Deus visa de forma clara edificar e fortalecer a fé do Eleito, pois, somente a Palavra de Deus tem o verdadeiro ensino para fortalecer e edificar a fé dos crentes em Cristo Jesus.
         Isto implica que a ação desta fé salvadora deve gerar em nós a obediência aos mandamentos sagrados de Deus.
III – DUAS ATITUDES IMPORTANTES DA FÉ SALVADORA NA VIDA DO CRISTÃO:
         A CFW nos mostra duas atitudes importantes que devemos ter como cristãos que possuem a Fé Salvadora. Que atitudes são essas? Temor e Confiança.
3.1 – Temor diante das ameaças de Deus:
         O povo pactual sempre é exortado viver uma vida santa, caso contrário vem às ameaças de Deus. Tremer diante da Palavra de Deus este é o ponto que a CFW quis ressaltar. (Is.662)
3.2 – Abraçar as promessas de Deus:
         O cristão motivado pela fé redentiva deve abraçar as promessas de Deus conforme ele mostra em sua Palavra. Essas promessas não são circunscritas aqui apenas nesta vida, mas também para á vida futura (Hb.13.11)
IV – OS ATOS PRINCIPAIS DA FÉ SALVADORA.
         Esta fé salvadora possui aquilo que lhe principal. Isto tem implicações significativas na vida do cristão. Que atos principais são estes?
         Os teólogos de Westminster nos mostram que são o “aceitar, receber e descansar unicamente em Cristo para a justificação, a santificação e a vida eterna, em virtude do pacto da graça”.
         A fé salvadora recebe a Cristo (Jo.1.12), somente esta fé nos coloca em um relacionamento correto com Deus; a fé nos traz redenção em termos cristocêntricos  (Atos 16.31;Gl.2.20; Atos 15.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário