domingo, 15 de janeiro de 2012

DA FÉ SALVADORA - PRIMEIRA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Professor Rev. João Ricardo Ferreira de França.
(Dia do Senhor, 15 de Janeiro de 2012)
DA FÉ SALVADORA – CAPÍTULO XIV
Seção I  - A Graça da fé, por meio da qual os eleitos são capacitados a crer para a salvação de suas almas, é a obra do Espírito de Cristo em seus corações, e é ordinariamente operada pelo ministério da Palavra, também por meio da qual, e pela administração dos sacramentos e da oração, ela se desenvolve e se fortalece.
Introdução:
         Iniciamos agora uma nova seção em nossos estudos na Confissão de Fé de Westminster. Começaremos a estudar sobre o tema da Fé Salvadora, isto se torna importante, pois, em nossos dias pessoas há que sustentam que possuem fé sem ter nenhum relacionamento especial com o Senhor Jesus Cristo!
         Falar sobre este tema em nossos dias é urgente, pois, temos visto as pessoas distorcerem o que esta palavra significa realmente, quando relacionada à salvação de pecadores, e por isso, precisamos urgentemente considerar um estudo sobre este assunto importante.
I – A FÉ É UMA GRAÇA SALVADORA.
         Os teólogos de Westminster começam a abertura deste capítulo ressaltando o fato de que a “Fé” é uma graça redentora da parte de Deus; isto quando o Símbolo de Fé declara: “A graça da fé [...]”. Precisamos enfatizar isso, pois, a fé é importante não por causa dela, ma pela simples razão de que ela brota da graça soberana de Deus. Não é isto que nos ensina a Palavra do Senhor? Em Efésios 2.7-8. Nós encontramos esta verdade de forma cristalina.
         A “suprema riqueza de sua graça”[vs.7] aqui se destaca as seguintes palavras “supremas” e “riqueza”. O primeiro termo fala da soberania da graça; ela governa tudo o que o homem é;  o segundo termo “riqueza” – tem o sentido de plenamente abundante – uma fonte inesgotável da graça de Deus [vs8].
II – A FÉ SALVADORA É UM INSTRUMENTO PELO QUAL OS ELEITOS DE DEUS SÃO CAPACITADOS A CRER PARA A SALVAÇÃO.
         O conceito de instrumentalidade da fé não tem gozado de popularidade em nossos dias. Há pessoas que tem ensinado que a salvação é pela fé – como se fé fosse isolada, sozinha, como se fosse produto da ação do homem – na verdade a Bíblia nos ensina que a fé é o instrumento para a manifestação da ação redentiva de Deus. O escritor aos Hebreus nos lembra isso no capítulo 10.39.
         Todavia, esta condição redentiva da fé está vinculada ao conceito de instrumentalidade. Isso é percebido no texto de Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”aqui nós aprendemos:
1 – de forma ativa somos salvos pela Graça de Deus;
2 – que a fé é o instrumento pelo qual nos apropriamos desta verdade “mediante a fé”
3 – que esta fé não é produto do esforço humano, mas é “dom de Deus”.
III – A FÉ SALVADORA É UMA OBRA DO ESPÍRITO CRISTO NA VIDA DOS ELEITOS.
         A nossa Confissão de Fé nos ensina que esta Fé salvadora é “uma obra do Espírito de Cristo em seus corações...” Aqui vemos de forma nítida que quanto a este aspecto a Fé salvadora não é um ato, mas é uma obra; isto é, acontece não fora de nós, mas em nós.
         É Cristo por meio do Espírito quem nos habilita a crer para a salvação de nossas almas gerando em nossos corações a fé que necessitamos. Isto nós aprendemos de forma muito clara em Efésios 1.17-18:
17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,  18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
         O aqui aprendemos que quando o Espírito age ocorre três verdades em nossa vida:
1 – recebemos sabedoria: é o saber prático e vivencial, não o conhecimento teórico e acadêmico.
2 Temos o pleno conhecimento a respeito de Cristo: não precisamos de nada mais adicional para conhecer a Jesus Cristo, pois, o Espírito nos oferece este conhecimento pleno a respeito de nosso redentor.
3 – os nossos corações são iluminados pela ação do Espírito Santo.
IV – A FÉ SALVADORA E OS MEIOS DE GRAÇA.
          Na última parte desta seção somos introduzidos a relação entre a Fé salvadora e os Meios de Graça. A Confissão nos ensina que esta graça redentiva: a Fé Salvadora. É:
4.1 – Operada Ordinariamente pelo Ministério da Palavra:
         Isto significa que os homens precisam ouvir a pregação da Palavra para que recebam a Fé Salvadora. Isto pode ser percebido em Romanos 10.14,17. A palavra “ordinariamente” foi incluída na declaração dos teólogos de Westminster pelo fato de que as crianças e os incapazes mentalmente, que são eleitos, não podem ser chamados pelo ministério da palavra (conforme já vimos no estudo sobre a Vocação Eficaz) constituindo assim uma exceção, e assim, confirmando a regra.


4.2 – Edificada e fortalecida pela Palavra e os Sacramentos:
         Outro aspecto importante neste assunto é que esta Fé Salvadora é desenvolvida  e fortalecida pela Palavra de Deus e pelos Sacramentos; ou seja, os homens e mulheres que são eleitos de Deus são costumeiramente  edificados e fortalecidos pela ministração da Palavra e dos sacramentos conforme aprendemos na Palavra de Deus. Em textos clássicos:
Atos 20.32; Romanos 1.16-17; 4.11.
CONCLUSÃO:
         A Fé salvadora é a vida da alma do pecador. E a vida da Fé é o Senhor Jesus Cristo. Esta graça salvadora é destinada aos eleitos de Deus, que uma vez alcançados pela ação graciosa do Espírito de Cristo são edificados pela pregação da palavra e dos sacramentos pra glorificarem e a Deus e gozarem da salvação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário