sábado, 17 de dezembro de 2011

DA ADOÇÃO

ESTUDOS NA CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER- CAPÍTULO 12 – Da Adoção.
Prof. João Ricardo Ferreira de França.

Introdução: Chegamos a mais uma doutrina que humilha os homens, e coloca Deus no lugar que lhe devido, ou seja, Deus é centralizado no lugar de Deus e o homem no lugar de homem. Deus nesta doutrina é contemplado como sendo o autor de nossa salvação.
            A verdade que aprendemos aqui na Confissão de Fé de Westminster é que o homem, por natureza, não é filho de Deus; mas que é filho do diabo desde a queda no pecado. Somos filhos da ira quando não temos Cristo Jesus.
            Triste sorte dos homens! Triste sorte! Quando eles não têm a Cristo como salvador e senhor. A verdade que é ensinada aqui consiste no fato de que mesmo perdido, Deus amorosamente nos adota em sua família, quando nós mesmos não tínhamos nenhum direito a este ato da Graça de Deus, veja o que podemos aprender sobre este assunto:

I – DEFININDO A DOUTRINA DA ADOÇÃO:
            O que é adoção? O catecismo Maior de Westminster na questão 74 nos oferece uma resposta bastante acurada a essa questão. O Catecismo nos indica que a “adoção” não é uma “obra” , mas é um “ato” da graça de Deus. Qual é a diferença? A diferença consiste no fato de que o “ato” fala daquilo que acontece fora de nós.E por “obra” entendemos que se refere àquilo que é feito em nós.

II – OS BENEFICIARIOS DA ADOÇÃO:

            Quem recebe esta adoção? A Confissão responde dizendo todos os que são:
1.Justificados: Veja o que diz o texto de Gálatas 4.4-7. Paulo usa algumas expressões interessantes aqui: “na plenitude do tempo”. No grego temos a palavra “pleroma”[1]  significa ‘aquilo que é cheio, indicando que em um determinado tempo Cristo é enviado ao mundo, com o objetivo de redimir os filhos que Deus havia escolhido, ele veio para resgatar no grego temos a palavra “exagorásê[2] que significa “comprar em um mercado de escravos” transmitindo a idéia de “redimir” Paulo diz que o propósito da redenção é adoção.
            2. Os Pecadores eleitos: Deus desde toda a eternidade escolheu ou decidiu salvar pecadores rebeldes, e assim a adoção alcançou os mesmos veja Efésios 1.1-3; aqui o apóstolo nos lembra que adoção está fundamentada na predestinação de Deus. A palavra grega para adoção é “hyiothesía[3]” aponta para uma relação familiar com privilégios e responsabilidades na época esta palavra era usada para dizer que o filho adotado tinha mais privilégio que o próprio filho legítimo, pois, o filho adotivo jamais poderia ser deserdado no testamento de uma família, enquanto que um filho legítimo sim.
III – OS BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO:

            Quais são os benefícios adquiridos na adoção? São vários:
  1. A recepção como membros da Família de Deus: Jo 3.1,2; Ef 1.5; 1 Jo 3.1,2.
  2. – O gozo da liberdade e privilégios dos filhos de Deus: Gl. 4.4-7.
  3. O recebimento do Espírito de Adoção:  Rm 8.15,16.
  4. -  O acesso ao trono da graça: Hb 4.14-16.
  5. A intimidade com Deus:  Rm 8.15-17; Gl 4.6.
  6. O tratamento divino de paternidade: Sl 103.13; 2 Co. 6.18; Hb 12.6-10.

IV – AS GARANTIAS DA ADOÇÃO:

            O que garante a adoção ao crente?

a)      O selo para o dia da redenção:  O texto singularmente que aborda esta questão é Efésios 1.11-14; onde o nosso entendimento é que o selo é o próprio Espírito Santo, e uma vez estando na presença de Deus , introduzidos na sua família, por meio da adoção, então temos habitando em nós o Espírito da verdade que o selo para a nossa redenção – diz que ele (o Espírito Santo) é um “penhor” o termo significa que um pagamento inicial foi feito, faltando o restante a ser pago no dia final – veja Efésios 4.30.
b)      Herança das promessas divinas:  A adoção nos garante que a herança das promessas de Deus nos é dada por meio da ação do Espírito Santo, em nossas vidas, uma vez que nós somos introduzidos na família de Deus. Veja :Romanos 8.17.
c)      Herança da Eterna Salvação: A salvação eterna é uma realidade porque Deus nos tem adotado em sua família mediante Jesus Cristo 1 Pedro 1.3-6.
Exercício:
1)      O que é adoção no conceito bíblico?
2)      Qual é a diferença entre “ato” e “obra” da graça de Deus?
3)      Qual é o sentido em que é usada a palavra “adoção” no tempo de Paulo?
4)      Qual é a relação da palavra “resgatar” com a adoção?
5)      A doutrina da Adoção ensina a perseverança dos santos? Se sim explique e se não explique.
6)      A expressão “Aba-Pai” em Romanos 8.15-17 significa “paizinho querido”, o que esta palavra expressa para o que foi adotado por Deus?

           
                       



[1] Plerwma - Cheio, Pleno, preenchido.
[2] exagash - relação comercial com escravos, libertação mediante a compra do escravo.
[3] uioqesia - Adoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário