segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PASTOREANDO O CORAÇÃO DOS PASTORES

PASTOREANDO O CORAÇÃO DOS PASTORES.
1 Coríntios 4.1-2.
João Ricardo Ferreira de França.
Heperetologia? Que palavrão é esse? Calma! Não é nenhum nome feio. É uma transliteração de uma palavra grega “hypêrétas”( u`phre,taj) que significa ministros. Não é qualquer ministro, mas tem haver com os remadores escravos nas galés dos navios escravistas, onde os prisioneiros remavam ao som de um tambor – você já deve ter visto isso em algum filme – em nosso contexto esta palavra é usada em seminários para tratar da vocação pastoral.
Hoje escrevo estas linhas pensando na minha vocação! E lamento muito, pois, não estou naqueles dias de inspiração para escrever! Então, serei direto e objetivo. Não me acho vocacionado, todos os homens passam por esta crise, dizem os mais experientes, são os momentos em que estamos sozinhos e pensamos que não somos úteis nem a nós e muito menos para aqueles que nos cercam.
O ministério é um lugar solitário! E sempre será assim, não pense que casar melhora, pois, sempre haverá algo que será impossível de compartilhar com sua esposa, e você sempre será sozinho. Os seus dilemas, os seus sucessos e fracassos são tipicamente e exclusivamente seus!!! Não envolva sua família neles, pois, sofrerás profundas conseqüências.
Sou jovem e ainda não estou “no ministério”, mas quem realmente está? Aquele que prega todo o Domingo? Que visita as ovelhas? Que oferece gabinete pastoral? Que vai realizar um ato fúnebre? Bem, isso já faço e o último já fiz! Mas ainda não sou pastor, sou seminarista tentando encontrar e descobrir a minha vocação pastoral.
Vocação é um chamado singular de Deus. Por meio da igreja Deus confirma este chamado, e o que me anima ainda é o fato de que a igreja vê em mim tal vocação. Todavia, na maioria das vezes, será a mesma igreja que lhe jogará para fora, simplesmente porque você deseja ter compromisso com a verdade, ou porque foi pego em alguma falta, então, você descobrirá que a igreja não está amadurecida para perdoar – viver além do perdão não é uma temática da igreja atual!!! Tenha cuidado quando diz que foi vocacionado.
Ser ministro do evangelho não é teatralizar(realizar peças teatrais com maestria). É ser achado fiel como despenseiro da graça de Deus aos homens (1 Co.4.2). Fidelidade! Se você não consegue ser fiel aos ensinamentos da Bíblia, tais como: predestinação, eleição, expiação, justificação, santidade, céu, inferno, inspiração verbal da Bíblia, suficiência das Escrituras e a suficiência da obra de Cristo etc.., Então, deixe o ministério e faça outra coisa! pois, sua vocação não deve ser usada para ensinar sofismas. Lembre-se, você deve despejar a graça de Deus aos homens.
Deus não é um brinquedo que você pode manipular – ter dúvidas da vocação pode ser uma indicativo de que sejas de fato vocacionado – mas, solapar os ensinos da Bíblia para estar com um status de um bom pastor significa que você não foi vocacionado, a verdade não pode ser adulterada por um ministro que deveria ser fiel. Então, pense antes de ir para o ministério, pois, ser infiel ali, significa ser falso no viver, ser um hipócrita é a pior coisa na vida de um ministro de Cristo.  
Alimente a sua alma, nunca esqueça disso! Livros e Teologias sistemáticas são boas para o intelecto, mas precisam ser regadas pela vida piedosa de oração!!! Seja alguém dedicado a cuidar de sua alma. “Podemos padecer de fome enquanto preparamos a mesa para alimentar a outros”. ( palavras de um grande puritano – Richard Baxter)
Busque o alvo do ministério: A glória de Deus! E seja ambicioso não pela prata e nem pelo ouro, mas pela vida de santidade!!! Viva de um modo que os homens se envergonhe de ser como são – pecadores – seja santo!!! Não importa quanto tempo levar para colocar  isso em prática, mas faça isso.
Como ser santo? Primeiramente, odeie o pecado que habita em você. Clame como o pastor Paulo “miserável homem que sou”, lute contra o pecado!!! Lembre-se que sem “santificação ninguém verá ao Senhor”.
Em segundo lugar, ame a Lei de Deus – veja nela o coração de Deus para sua vida! Não esqueça disso, pois, ela tem sido a bússola dos grandes pregadores e pastores que enfrentaram os maiores vendavais da vida.
Fale sempre a verdade nunca esconda nada – fale sempre o que é puro e santo – piedade na vida prática valem mais que dez mil sermões!
Não aceite, nunca aceite a fofoca!!! Especialmente se for sobre um colega de ministério, você poderá destruir sua amizade por causa de um boato.
Não brinque com mulheres casadas e compromissadas, pois, tudo o que você conquistou durante anos pode ser desfeito em dez segundos!!! Fique sempre atento, pois, a mulheres sempre entendem e interpretam as coisas de forma tão equivocada.
Olhe apenas para a sua esposa! Saiba que é apenas ela quem de fato sabe dos seus pontos fracos; e tem sido a pessoa que realmente sabe criticar quando você erra, então, sempre ouça os conselhos dela.
Não a trate com amargura! Ame-a, mesmo quando parecer difícil. Não abra mão da sua família por igreja alguma, lembre-se que a igreja dura alguns anos, todavia, a família dura por todo restante de sua existência.
Ame vidas! Valorize-as pelo que elas são e não pelo que têm; pois, agindo de forma contrária fica evidente que o seu interesse não são  as pessoas, mas o que elas têm; por favor, não seja assim, pois, a maioria dos ricos são avarentos, e os seus proventos(salário pastoral) não vêm dos bolsos deles, mas dos pobres que talvez ignoras, então, seja o pastor de ambos (ricos e pobres) mas sempre olhando para as pessoas! Não se venda a nenhum conselho ou grupo da igreja, seja corajoso para dizer não a tal perspectiva.
Quando errar saiba pedir perdão!!! Mas quando alguém pedir-lhe perdão, perdoe, pois somente no nosso cristianismo o perdão tem um amplo significado. E somente quem de fato foi perdoado sabe o que essa palavra realmente significa. Lembre-se que Deus nos deu o ministério da reconciliação, então, viva com dois grandes propósitos na vida – edificar os crentes e depois, reconciliar pecadores com Deus!!!
Se ao menos você conseguiu ponderar sobre tudo o que lhe disse seja bem vindo, você já deu um primeiro passo em rumo a sua vocação pastoral, e saiba que a terra onde colocas o pés é uma terra santa – tire o sapato do orgulho espiritual – fique descalço com profunda humildade.

Recife, 19 de fevereiro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário