sábado, 12 de novembro de 2011

ELEIÇÃO INCONDICIONAL

Eleição Incondicional
Rev. João Ricardo Ferreira de França.
E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai.  E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),  já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. (Romanos 9.10-13)
         Olhando para o nosso texto percebemos como este ensino está ausente na vida da igreja de nosso tempo. A palavra Eleição ou  Predestinação tem assustado muitos crentes.
         Este é o segundo ponto do calvinismo. O ensino pode ser resumido da forma como segue: Deus antes que o mundo fosse criado, livre e imutavelmente decretou tudo o que acontece, e assim, escolheu uns para a vida eterna e outros para a morte eterna.
         O ensino da Palavra de Deus é que ele nos tem escolhido para a vida de forma livre e imutável. Deus escolheu a Abrão (Neemias 9.7). Israel é retratado como um povo escolhido (Deuteronômio.7.6) o salmista nos lebre que feliz é a nação eleita pelo Senhor (Salmos 33.12) e o profeta messiânico nos traz a mesma tônica (Isaías 41.8-10).
         Mas alguém poderá dizer, sim to vendo tudo isso, mas o senhor está citando apenas o Antigo Testamento  - sou um crente do Novo Testamento - então, vejamos o que diz o Novo Testamento sobre esta doutrina. Em Romanos 8.33 somos informados que ninguém pode acusar os eleitos de Deus; ou seja, o Senhor possui um povo que ele chama de eleitos, e no contexto da carta Paulo está falando dos crentes. É uma eleição baseada na graça de Deus (Romanos 11.5) isso não tem nada haver com obras humanas, somente com graça de Deus.

          De forma gigantesca o apóstolo nos fala dessa doutrina de forma muito clara em Efésios 1.4-11. fomos eleitos, predestinados, escolhidos em Cristo Jesus e tudo antes da fundação do mundo. Será que existe texto mais claro do que este? Claro como este é difícil. Ops! Pode parar por ai - diz alguém -  “O senhor está citando somente Paulo; ora, o meu compromisso é com o que Cristo ensina, pois o que ele diz é  mais importante”. Ora, todos nós sabemos que  o ensino de Paulo é PALAVRA DE DEUS porque se não fosse não estaria na Bíblia. Todavia, já que se mencionou Cristo vamos ver o que o nosso mestre nos ensinou sobre esta doutrina.
         Ele mostra de forma clara que  não fomos nós quem o escolhemos, mas o contrário ele nos escolheu (João 15.16). Ora, o Senhor Jesus Cristo tem nos ensinado que existe uma eleição que ele realiza.
         Outro texto que nos mostra o ensino de Cristo sobre a eleição é aquele onde diz que havia muitas viúvas no tempo de Elias, mas somente a uma ele foi enviado;  e, de igual modo havia vários leprosos em Israel, mas somente um foi curado por intermédio do profeta (Lucas 4.25-27) e a atitude dos judeus foi o de tentar matar a Cristo por causa dessa doutrina (Lucas 4.28-30).
         Mas alguém dirá, “é Pastor eu acredito da predestinação e na eleição, mas porque Deus sabia o que iria acontecer, ele sabia que eu ira me arrepender e, então, me escolheu!”. Será que é isto que a Bíblia ensina?  O grande problema é que o Senhor Jesus nos ensina que a cidade de Tiro e Sidom  poderiam está de pé ainda hoje, porque Deus previu arrependimento e fé na vida deles, mas Deus não enviou ninguém lá para pregar o evangelho a estas duas cidades (Mateus 11.21-24), então, essa objeção e essa eleição com base no pré-conhecimento não se sustenta. Alguns apelam para 1 Pedro 1.1-2 - todavia, a palavra presciência no texto grego significa conhecer de modo íntimo e pessoal, ou seja, o texto mostra que Deus conhece pessoas e não ações.
         Mas, ainda existe outra objeção, alguns dizem que nós ensinamos uma eleição/ predestinação como se nós pudéssemos viver uma vida de pecado, ora, porque se já somos predestinados não precisamos se preocupar com a vida santa, isso é uma mentira! Não ensinamos isso, pois, a Palavra de Deus diz que fomos predestinados para sermos santos e irrepreensíveis (Efésios 1.4-5; Romanos 8.26-30)
         Outros dizem que se há predestinação não precisamos mais pregar o evangelho, esta é outra mentira! Ora, sabemos que a pregação é para promover a fé que é dos eleitos de Deus (Tito 1.1); e também, sabemos que a fé vem pela pregação do evangelho (Romanos 10.14-17) e Paulo entendia isso tão bem que pregava os gentios eles se manifestavam em fé porque eram predestinados (Atos 13.48)
Por um evangelho da Graça
Somente a Deus
Toda a glória
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário