domingo, 6 de novembro de 2011

DEPRAVAÇÃO TOTAL

Total Depravação.
(Romanos 3.9-18)
     Se perguntássemos aos membros de nossa Igreja qual é o resumo das doutrinas que pregamos e ensinamos temo que a resposta fosse um silêncio como resposta. Vivemos um tempo em que os crentes acham que a doutrina é algo menos importante. E, essa noção tem enfraquecido a nossa visão do que seja de fato o homem e sua relação com Deus. Ora, se quisermos agir neste mundo como agentes  da graça divina; certamente carecemos compreender as doutrinas bíblicas com clareza. Pois, bem vejamos o primeiro ponto do calvinismo, que resume a fé de nossa igreja:
     A doutrina da Total Depravação do gênero humano ensina de modo ímpar que todos os homens nasceram mergulhados no pecado (Salmos 51.5) e que uma vez que eles estão neste estado possuem um coração totalmente e desesperadamente corrompido (Jeremias 17.9); sendo o homem apegado a prática do mal (Jeremias 13.23).
      O profeta Isaías declara  que toda a constituição humana está pútrida (Isaías 1) que está com uma enfermidade chamada pecado que corrompe o homem da cabeça até os pés. A Bíblia ainda ensina que dentro do coração deste homem todo o seu intento, projeto e designo é mau (Gênesis 6.5). Mas, espere ai! Parece que ouço uma objeção latente: o senhor citou apenas o Antigo Testamento até o presente momento, ora somos crentes do Novo Testamento. Essa objeção mostra-nos o quanto o nosso coração é tolo em não crer em toda a Escritura, porém, o Novo Testamento é mais claro sobre essa doutrina em termos gritantes.
      Aprendemos que o homem nasce não apenas mergulhado no pecado mas, também que é morto espiritualmente como declarou o santo apóstolo Paulo (Efésios 2.1-3). Que se tornaram inúteis por causa do pecado que carregam (Romanos 3.12) que não existe justo (Romanos 3.9-10). Os termos mais terríveis da condição humana são descritos por Paulo em Romanos 3.13-18– o raio X do homem é mostrado diante de nós nada nele está bom; morte, pecado e rebeldia é tudo o que Paulo nos mostra sobre o homem. O homem está sob os laços do diabo assim nos ensina Paulo (´2 Timóteo 2.26). Escuto alguém dizer: êpa! Não senhor! Isso foi o que Paulo ensinou, e não tem importância para a minha vida; o que importa é o que Jesus ensina!
    Parece até uma grande objeção, na verdade isso é um grito de desespero em não crer em toda a Escritura e o que ela diz, Paulo era Apóstolo inspirado por Deus e o que ele ensinava era e continua sendo a Palavra de Deus autoritativa na vida da Igreja.  Mas, já que se evocou o nome de Jesus, vejamos o que o nosso Mestre tem a nos ensinar sobre esta doutrina:
     Ele ensinou a depravação total do homem em termos mais claros possíveis; em Mateus ele declarou que o problema do adultério está vinculado ao coração corrompido do homem (Mateus 5.28); a mesma tônica ele traz na discussão com os escribas e fariseus (Marcos 7.21-23) ele revelou que todo o mal desígnio que o homem prática procede desse coração corrupto que carregamos dentro do peito.
      Cristo ainda nos ensinou que o homem é escravo do pecado (João 8.34). O simples fato de amarmos o pecado somos escravo do mesmo; isso tem importância muito grande para nós. os judeus da época de cristo vieram a rebater as declarações de Cristo ao passo que ele disse: vocês são do diabo que é o vosso pai; o termo é pesado, mas vejam Cristo declara em termos claros e solenes a doutrina da Total depravação do gênero humano. Ele mostra-nos que o homem é mal em seu coração que é pecador, e que é miserável.
   Existe alguma solução para este homem? O próprio Senhor nos ensina que a solução para isto é unicamente a graça  de Deus atuando na vida do pecador, regenerando, chamando-o ao arrependimento e à fé. Cristo diz: “eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados. ”(João 8:24 )
Em Cristo,
Rev. João Ricardo Ferreira de França.
Por um evangelho da Graça somente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário