domingo, 20 de novembro de 2011

DA JUSTIFICAÇÃO TERCEIRA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Professor Rev. João Ricardo Ferreira de França.
DA JUSTIFICAÇÃO. – CAPÍTULO 11.
Seção III – “Cristo, através de sua obediência e morte, quitou plenamente o débito de todos aqueles que são assim justificados, e fez uma justa, real e plena satisfação  à justiça de seu pai, em favor deles. Todavia,visto que lhes foi dado pelo pai, e sua obediência e satisfação  aceitas em lugar deles; e ambas gratuitamente, não por algo existente neles, sua justificação é tão somente da livre graça de Deus; para que tanto a exata justiça quanto a rica graça de Deus fossem glorificadas na justificação dos pecadores
Introdução: Esta seção tem muito a nos ensinar sobre a doutrina da justificação pela fé somente. Agora os teólogos de westminster vão mostrar a centralidade de Cristo na justificação pela fé somente. Esta relação é importante porque temos dito que Cristo é à base da obra da salvação; e que o alvo disso tudo, em primeiro plano é a gloria de Deus. Vejamos como isso se relaciona de forma clara com justificação:
I – A MORTE E A OBEDIÊNCIA DE CRISTO: FUNDAMENTOS DO PERDÃO AOS JUSTIFICADOS.
         Esta seção nos ensina o perdão que os eleitos encontra-se vinculado a obra de Cristo; isto significa  que a morte e a obediência de Cristo resolveu a nossa dívida com Deus.
         Os nossos pecados foram perdoados através da morte; sim ele morreu por causa de nossas transgressões – Romanos 4.23-25. Cristo como nosso mediador é o único que pode nos conduzir ao pai (1 Timóteo 2.5-6)
         Naquela Cruz do calvário Cristo expiou o pecado dos pecadores. E essa ação de Cristo reconciliou os mesmos com o próprio Deus (Romanos 5.8-10);e, esta morte obediente liquidou toda a divida que os eleitos tinham com Deus Pai (Hebreus 10.10,14); mas foi de tal modo que  sua morte foi uma satisfação tal que conseguiu satisfazer a justiça de Deus (Daniel 9.24,26). Devemos lembrar que esta satisfação à justiça divina era destinada a muitos e não a todos os pecadores (Isaías 53.4-6,10-12). Pois, Cristo foi dado aos pecadores pelo Pai para que estes fossem justificados (Romanos 8.32-34)
II – A DOUTRINA DA SUBSTITUIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A JUSTIFICAÇÃO.
         O segundo aspecto a ser considerado nesta seção  é a relação existente entre a doutrina da substituição e a justificação a confissão de fé nos diz que a satisfação e a obediência de Cristo são aceitas no lugar do pecador, ou seja, o pecador merecida morrer, mas no lugar de sua morte tudo o que Cristo fez é levado em consideração na substituição que o mesmo faz deste pecador.
·         Cristo toma o lugar do pecador e assim sermos justificados (2 Coríntios 5.21.
·         Isto é possível porque somente Cristo satisfaz ao Pai (Mateus 3.17)
·         Cristo foi o sacrifício perfeito a Deus em favor dos pecadores (Efésios 5.2)
         Diante disso podemos dizer que apenas na obra de Cristo pode haver esperança para o pecador; pois, ele é a plena satisfação de nossos pecados perante Deus Pai.
III – A OBEDIÊNCIA E SATISFAÇÃO DE CRISTO SÃO FRUTOS DA GRAÇA DE DEUS.
1.   A Graça revelada no perdão conquistado por Cristo (Ef.1.7)
2.   A Graça se mostra bondosa em Cristo (Ef.2.7; Rm 3.26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário