sábado, 10 de setembro de 2011

DA VOCAÇÃO EFICAZ - SEGUNDA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Capítulo 10: Da  Vocação Eficaz.
SEGUNDA PARTE
Professor: Rev. João Ricardo Ferreira de França.
Introdução: Já tivemos uma avaliação da primeira seção deste capítulo de nossa Confissão de Fé. A doutrina aqui enunciada lida com a proclamação do evangelho e de modo particular com a doutrina da regeneração. Bem hoje nós iremos nos aproximar um pouco mais dessa verdade que é a chamada eficaz ou chamado irresistível produzido pelo Espírito Santo.
         Hoje vamos tratar da  questão do homem e a chamada eficaz. Será que o homem coopera na sua vocação à fé e ao arrependimento? Será que o homem faz a sua parte no ato da regeneração? Ou seja será a regeneração é uma ação soberana de Deus ou tem alguma participação humana nela? Vejamos:
I – O HOMEM É TOTALMENTE PASSIVO NA VOCAÇÃO EFICAZ
         A declaração de fé de nossa Igreja diz:
II. Esta vocação eficaz é só da livre e especial graça de Deus e não provem de qualquer coisa prevista no homem; na vocação o homem é inteiramente passivo, até que, vivificado e renovado pelo Espírito Santo, fica habilitado a corresponder a ela e a receber a graça nela oferecida e comunicada.
            A Confissão de Fé de Westminster coloca-nos diante de uma grande declaração. O homem é totalmente passivo na sua chamada, ele não coopera com nada para ser chamado. E como percebemos isso no símbolo de fé?
1.1        – Na compreensão de que A vocação provém da livre e Soberana graça de Deus: Os teólogos de Westminster dizem aqui nesta seção que a Vocação eficaz é fruto da livre e soberana graça de Deus. Paulo em Efésios 2.8 nos lembra que a nossa regeneração, a nossa nova vida só é possível por causa da graça de Deus. Esta graça do Senhor é fruto deste amor incomensurável de Deus para com os seus eleitos. Ainda a palavra de Deus confirma que está chamada é resultado da graça do Senhor conforme lemos em 2.Tm 1.9; também sabemos pela Palavra de Deus que as nossas boas obras não nos justificam diante de Deus veja Tito 3.4,5.
1.2        Na compreensão de que esta vocação não é baseada no pré-conhecimento de Deus da ação futura do homem: Este é outro ponto que precisa ficar bem claro em nossa mente. Deus não nos chama porque sabia que nós iríamos responder ao chamado do evangelho; Deus não previu fé e arrependimento para nós chamar para junto dele.  A Palavra do Senhor nos ensina algo muito diferente disso um texto clássico sobre isso é Romanos 9.11
II – APENAS A AÇÃO SOBERANA DO ESPÍRITO SANTO PODE TORNAR O HOMEM HABILITADO A RESPONDER ESTA VOCAÇÃO EFICAZ.
         Este é o segundo aspecto que precisamos considerar no estudo deste tema. Se o homem é incapaz de responder a chamada eficaz o que o torna conseguir responder? Já vimos que não existe mérito humano algum nisso. E percebemos que as nossas justiças não nos capacitam a responder a este chamado. Isso significa que apenas o evangelho pode fazer isso. E como isso ocorre?
2.1 – Pela Ação Vivificadora do Espírito Santo de Deus: uma vez que o homem está morto em seus delitos e pecados (Ef.2.1,5). O Espírito Santo vem vivificar o homem do seu estado de morte espiritual; pois, sem essa vivificação do Espírito ele é incapaz de compreender as coisas de Deus; isto nós vemos no texto de 1 Coríntios 2.14; sem esta ação do Espírito este homem se inclina apenas para as coisas da carne [do pecado] conforme diz São Paulo em  Romanos 8.7-9 – esta inimizade natural que o homem tem contra Deus é desfeita pela ação do Espírito Santo de Deus.
2.2 – Na capacidade que concede ao homem de Responder em Fé ao chamado do Evangelho recebendo gratuitamente a graça nele oferecida:
         Esta é a segunda ação que faz o Espírito Santo na vida do Eleito. Dá ao homem a capacidade de responder em fé – devemos sempre lembrar que a fé é fruto desta ação graciosa do Espírito Santo de Deus [ é claro que é de toda a Trindade] capacitando o homem a responder em fé e obediência ao Evangelho de Jesus Cristo.
         O Pai chama para próximo do filho e o filho jamais lança fora João 6.37; isso ocorre porque o novo coração que o eleito recebe no ato da vocação eficaz [neste momento chama-se regeneração] é para que possam obedecer a Deus conforme vemos em Ezequiel 36.26-27.








IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO -PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário