domingo, 4 de setembro de 2011

DA VOCAÇÃO EFICAZ - PRIMEIRA PARTE.


IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Capítulo 10: Da  Vocação Eficaz.
Professor: Rev. João Ricardo Ferreira de França.
Introdução: Uma das forças mais impulsionadoras da evangelização não é o sistema do apelo. Nenhuma engenhosidade criada pelo homem para atrair outros homens a uma resposta pelo “suposto evangelho que pregam”; a real força motriz de uma evangelização eficiente é certamente a doutrina aqui enunciada neste capítulo da Confissão de Fé de nossa igreja. O que podemos aprender deste capítulo? O que a Bíblia tem a nos ensinar sobre a doutrina da chamada ou vocação eficaz?
I – DEFININDO A DOUTRINA DA VOCAÇÃO EFICAZ:
         Antes de estudarmos com mais detalhes esta doutrina é necessário que nós apresentemos uma definição. Isto é importante para nós, pois, somente deste modo poderemos prosseguir no estudo deste assunto significativo na vida da Igreja:
I. Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação. Isto ele o faz, iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça.
         A seção inicial deste capítulo da Confissão de Fé nos apresenta conceitos importantes sobre este assunto. Exploraremos alguns destes conceitos.
1.1        – A extensão da vocação eficaz:  o primeiro conceito que devemos observar é sobre a extensão da chamada eficaz. De inicio somos informados que somente os que foram predestinados para a vida são alvos desta vocação. Ou seja, somente os eleitos serão verdadeiramente e eficazmente chamados a obediência e salvação. Em outras palavras somente os escolhidos serão alvos desta chamada eficaz. É exatamente isso que nos ensina a Palavra de Deus em João 15.16, nós não escolhemos a Cristo, mas ele nos escolhe. E somente os que são destinados para vida é irão crer no evangelho conforme vemos em Atos 13.48 e que fomos destinados para alcançarmos a salvação em Cristo 1 Tessalonicenses 5.9.
1.2        Que a Vocação Eficaz se dá por meio da Palavra e do Espírito Santo: aqui aprendemos que o chamado para se crer no evangelho é efetivado por duas ações singulares – A pregação da Palavra e a Ação do Espírito Santo. “é ele [Deus] servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito”. Deus certamente haverá de chamar de modo eficaz os seus eleitos, todavia, isso por meio de sua Palavra [pregação do evangelho] e pela ação soberana do Espírito Santo. É precisamente isto que aprendemos na palavra de Deus em 2 Tessalonicenses 2.13-14.
II – COMO DEU AGE  NA VOCAÇÃO EFICAZ?
         O segundo aspecto a ser considerado nesta primeira seção de nossa Confissão de fé  diz respeito como isso ocorre? Os puritanos [ autores da confissão de fé de Westminster] costumavam chamar esta vocação de regeneração – que certamente está incluída aqui – e por isso, se preocuparam em mostrar como se dava tal vocação. O que Deus faz nesta vocação?
2.1 – Tira os homens do estado de pecado e morte: É exatamente isso que aprendemos nesta seção. Ação de Deus é remover este homem do estado de pecado, vivificando-o pela sua palavra e pelo seu Espírito e tudo isso mediante Cristo conforme vemos em Romanos 8.2.
2.2 – Transportando os eleitos para um estado de graça e redenção: esta é a segunda ação soberana de Deus na vocação eficaz. É exatamente isso que nos fala a Palavra de Deus em 2 Timóteo 1.9,10.
2.3 – Ilumina o entendimento dos pecadores: os eleitos são iluminados na vocação eficaz para compreenderem a graça e a obra da salvação planejada por Deus. É exatamente isso que nos ensina Atos 26.18
2.4 – Tirando-lhes o coração insensível e dando-lhes um coração de carne: na vocação eficaz Deus opera a regeneração, a mudança de vida, remove um o coração de pedra e dar um coração de carne sensível a voz do evangelho é isso que aprendemos na Palavra do nosso Deus. A confissão de fé usa uma linguagem eminentemente bíblica: “ tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne,” esta declaração é uma referência direta a Ezequiel 36.26 e a 11.19.
2.5 – Agindo para que o homem possa responder efetivamente o chamado do Evangelho: Como Deus faz com que um homem lhe obedeça para que possa ser salvo? A Confissão nos diz que Deus faz algumas coisas:
a) Renova a vontade do pecador: ou seja, Deus capacita esta vontade a querer fazer o bem espiritual que é crer em Cristo.
b) Determina soberanamente a vontade do homem como deve agir: Deus em sua onipotência determina a vontade dos homens para realizarem qualquer bem espiritual  conforme aprendemos em Fp. 2.13.
C) Os traz eficazmente a Cristo: Na vocação Eficaz Deus traz os homens até Cristo Jesus conforme lemos em João 6.44,45.
e) Deus não violenta a vontade do homem: o homem não vem a Cristo forçado por Deus, mas eles são dispostos pela graça a vierem docemente ao seu redentor. João 6.37; Mateus 11.28 e Apocalipse 22.17.


Nenhum comentário:

Postar um comentário