domingo, 18 de setembro de 2011

DA VOCAÇÃO EFICAZ - TERCEIRA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Capítulo 10: Da  Vocação Eficaz.
TERCEIRA PARTE
Professor: Rev. João Ricardo Ferreira de França.
Introdução: Estamos estudando esta gigantesca doutrina que é a Vocação Eficaz. Uma doutrina que nos motiva a pensarmos sobre vários temas significativos para a vida da igreja. Tais como: a evangelização, a regeneração e a santificação.
         Vocação eficaz também é uma doutrina confortadora pois, o sucesso da igreja repousa na ação graciosa e maravilhosa do Espírito Santo na conversão dos pecadores.
         A questão que se levanta diante de nós quando estudamos a nossa Confissão de Fé é a seguinte: Como fica a questão das crianças que morrem na infância ante esta doutrina? E ainda aqueles que são incapazes de ouvir o chamado externo do evangelho? Estas são duas perguntas que ocupam o nosso coração.
I – A DOUTRINA DA VOCAÇÃO EFICAZ E A SALVAÇÃO  DOS QUE SÃO  INFANTES E MORREM NA INFÂNCIA.
         Este aspecto da doutrina é o mais polêmico de todos, vivemos um tempo em que as mais perenes questões estão envolvidas os nossos sentimentos. E a pergunta que nos vem sempre à mente é: Será que todos os que morrem na infância são salvos? Bem, a nossa Confissão de Fé declara o seguinte: “III. As crianças que morrem na infância, sendo eleitas, são regeneradas e por Cristo salvas, por meio do Espírito, que opera quando, onde e como quer, Do mesmo modo são salvas todas as outras pessoas incapazes de serem exteriormente chamadas pelo ministério da palavra.
  1. A Depravação Total impede-nos pensar em uma salvação de todas as crianças quando morrem na infância.     
O que estas palavras significam? Significam que as crianças eleitas quando morrem na infância são salvas. Mas, pessoas há que dizem que todas as crianças quando morrem na infância são salvas.
         Os que assim pensam o fazem sobre falsas concepções, e a maior delas é que as crianças não tem pecado algum. Todavia vejamos o que dizem as Escrituras:
1.1        Todas as Pessoas nascem pecadoras, isto incluí as crianças: é o que nós vemos em textos da Palavra de Deus como Salmos 14.1; Romos 3.9.
1.2        _ Todas as pessoas nascem completamente em pecada e estão sob a ira de Deus sem exceção: Mais uma vez a palavra de Deus é clara sobre isso (Salmos 51.5; Romanos 5.12; Efésios 2.1-3b)
         Então defender uma salvação de todas as crianças olhando para estes textos da Palavra de Deus parece-nos insustentável pela palavra de Deus.
  1. Tanto adultos quanto infantes devem ser salvos pela morte expiatória de Cristo Jesus.
         Precisamos manter em nossa mente que tanto adultos quanto crianças só podem ser salvos pela morte expiatória de Cristo, pois, todos estão em um estado de total depravação; de morte espiritual. E que somente essa morte de Cristo, o segundo Adão, conforme vemos nas Sagradas Escrituras. Vejam Romanos 5.15; ele é o cabeça de nossa nova criação (Romanos 5.20) e nele temos a plena justificação ante o tribunal de Deus (Romanos 3.24). E não pode haver salvação sem Cristo Jesus é o que vemos em Atos 4.12.
  1. A obra do Espírito Santo na regeneração é o que salva o homem aplicando os méritos da morte de Cristo:
         Vivemos uma época em que o crer precede o ser vivificado pelo Espírito Santo. Hoje os pregadores ensinam que a fé precede a regeneração. Quando na verdade é a regeneração que precede esse ato de Crer o homem é primeiramente vivificado para poder crer (João 6.37,44; Efésios 2.5). No caso de Lidia Deus lhe abriu o coração (Atos 16.15); Deus quem concede o arrependimento para a vida (Atos 11.18).
         Essas passagens mostram que toda ação de Deus na salvação do pecador independe de ele exercer fé. Isto porque a fé é resultado da obra do Espírito Santo e, tem sido outorgada àqueles que são capazes de exercê-la e tem sido destinada para os eleitos de Deus conforme vemos em Atos 13.48; Romanos 10.17.
  1. A regeneração da Criança independe do exercício da fé: Este aspecto é importante na questão; pois, já temos visto que a regeneração não depende da fé, mas única e exclusivamente da ação soberana do Espírito Santo (João 3.8); e sabemos, pelas Escrituras, que haviam crianças cheias do Espírito Santo (Jeremias 1.5;Lucas 1.41,44) e a única razão para a obra da regeneração é a eleição [predestinação] da parte de Deus. Então, a nossa Confissão ao declarar que apenas as crianças eleitas é que são regeneradas e salvas por Cristo está em perfeita harmonia com o ensino da palavra de Deus.
II – SÃO ELEITAS TODAS AS CRIANÇAS QUE MORREM NA INFÂNCIA?
         A segunda questão a ser abordada nesta seção diz respeito a uma questão de interpretação do texto de nossa Confissão de Fé. Essa declaração tem sido entendida de dois modos distintos:
(1)  O primeiro sentido é que todas as crianças que morrem na infância são eleitas e por isso, são salvas.
(2)  O segundo sentido é que apenas as crianças eleitas que morrem na infância é que são salvas.
         Bem, em nosso entendimento o sentido correto é o segundo, uma vez que afirma que a eleição não depende do estado de ser criança de estar morta. Ou seja, apenas as crianças eleitas é que são regeneradas e salvas por Cristo, quando estas morrem na infância. Pois, afirmar de outro modo esta questão seria contradizer todo o sistema bíblico expresso em nossa Confissão de Fé. Os que se opõe a esta doutrina colocam diante de nós alguns textos vejamos:
2.1 – 2 Samuel 12.22-23 – Não prova a salvação de todas as crianças que morrem na infância? Este texto é usado para indicar um universalismo redentivo de todos os infantes, todavia, a palavra hebraica que aqui aparece diz respeito a sepultura; e é usada em outros contextos significando isso 1 Reis 2.2; Eclesiástes 9.10; o versículo 23 de 2 Samuel inclina-nos para esta interpretação.
2.2 – Lucas 18.16 – Cristo nos ensina que todas as crianças vão para o céus? Aqui o texto não serve como base de salvação das crianças que morrem na infância, visto que Cristo fala de crianças vivas, e ele abençoa as crianças que estão vinculadas ao pacto – e não fora deste pacto – isto implica que o reino do céus é destinada as crianças eleitas que estão no pacto.
III – A SALVAÇÃO DOS QUE SÃO MENTALMENTE INCAPAZES.
         Bem, a nossa Confissão de Fé de Westminster que os que são incapazes de atender o evangelho são também, salvos e regenerados pelo Espírito de Cristo, ressaltamos aqui que aquilo que foi dito sobre os infantes de igual modo se aplica aos que são mentalmente incapazes de serem exteriormente chamados pela palavra pregada!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário