segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O BATISMO INFANTIL

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO
CURSO DE INTRODUÇÃO À IDENTIDADE PRESBITERIANA
AULA: OS FILHOS DO PACTO E A IGREJA.
Prof. João Ricardo Ferreira de França
Catecismo Maior de Westminster: “A quem deve ser administrado o Batismo?
Resposta: O Batismo não deve ser administrado a ninguém que esteja fora da igreja visível, enquanto não professar a fé em Cristo e a obediência a Ele; Mas as crianças descendentes de pais, ou de apenas um deles, que professam a fé em Cristo e obediência Ele, estão, quanto a isso, incluídas no pacto e devem ser batizadas (Catecismo Maior, pergunta 166)
Referências Bíblicas: At.2.38; 8.36-37 – exige-se dos adultos uma pública profissão de fé em Cristo para que seja Batizado; Gn 17.7-9 comparado a Gl 3.9,14; Cl 2.11-12; At.2.38-39; Rm 4.11-12. – O pacto com Abrão inclui todos os crentes em Cristo  juntamente com os seus filhos; 1 Co 7.14 – Mesmo que um dos pais seja incrédulo, basta um só deles ser crente em Cristo para que os filhos tenham o status de “santos” ou status pactual. Mt 28.19 – todas as nações devem ser batizadas.
I -  A CIRCUNCISÃO: UMA GRANDE HERANÇA.
            Começamos o nosso estudo com Abraão, o personagem do Antigo Testamento. Talvez vocês estejam pensando – “o que a história antiga tem a ver comigo? Sou um cristão do Novo Testamento.” A resposta é que todo ensino do Novo Testamento tem sua origem no Antigo Testamento.
            Tenho um amigo que tem quinhentos pés de rosas no quintal de sua casa. Não preciso dizer que sabe muito sobre as rosas. Ele, porém, não poderia descrever o processo de formação de uma rosa sem falar acerca das hastes e das raízes, porque ali é onde começa a história da botânica dessa flor. Assim é na Bíblia. Cada doutrina ensinada nos evangelhos tem suas raízes no Antigo Testamento. Se você deseja entender a doutrina do pecado, deve começar no livro de Gênesis. Ou se quer entender profundamente a incrível beleza da cruz, deve ler o Pentateuco e os Profetas. Da mesma maneira, se você deseja saber o que a Bíblia ensina acerca do Batismo infantil, deve começar pelo Antigo Testamento.
            Deus salvou a Abraão. Em Romanos 4, Paulo explica que a salvação de Abraão foi pela graça, por meio da fé. Lemos tanto no  Antigo como no Novo Testamento que “Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça”( Gênesis 15.6; Romanos 4.9). Assim, Abraão é nosso correspondente do Antigo Testamento. Da mesma maneira que nós pecadores somos salvos pela graça por meio da nossa fé, ele também foi um pecador salvo pela graça por meio da fé.
            Em Gênesis 17.7, Deus chama esta relação de salvação de “pacto eterno”, um pacto de salvação de gera a geração. O poderoso Deus abaixou-se para pactuar com a criatura pecaminosa. Ele deu a Abrão um símbolo para marcar essa relação de pacto. Ele disse que Abraão devia circuncidar-se e que essa circuncisão seria símbolo do pacto de salvação: “Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança ente mim e vós” (Gênesis 17.11).
            Ora, isto não difícil de entender. Quando um rapaz e uma moça se casam, fazem um pacto entre si e dão um ao outro um anel como símbolo desse pacto. O sinal da aliança é para lembrar que estão em uma união pactual.
            Da mesma maneira, a circuncisão era um símbolo da salvação de Deus dado a Abraão. Por que Deus escolheu a circuncisão? Devemos admitir que é um símbolo um tanto diferente. A resposta mais provável é que a circuncisão significa limpeza. E Isaías 52.1, as palavras “incircunciso” e “imundo” são sinônimos. Portanto, Deus utilizou um símbolo externo de limpeza para representar a limpeza espiritual e interior (Deuteronômio 30.6).
            Quando um adulto não pertencia ao povo de Israel  e se tornava um crente, devia ser circuncidado. (Êxodo 12.48). Esta relação é tão significativa que Deus em muitos contextos usa a palavra circuncisão para descrever a obra de salvação que ele desejava realizar, a pessoa salva era chamada de “circuncisa” e não salva de “incircuncisa” (Isaías 52.1; Ezequiel 44.9; 1 Samuel 14.6). É claro que a circuncisão não salvava, mas simbolizava a justiça redentiva de Deus; Paulo fala sobre isso em Romanos 4.11: “[...] recebeu o sinal da circuncisão  como selo da justiça da fé[...]
            Você pode está se perguntando: “e o que isso significa para mim?” É o fato de que em Gênesis 17.12 Deus inclui as criancinhas no pacto: Como é que um símbolo de salvação pode ser dado a uma criança que ainda não crer em Deus? Mas é o que encontramos nesta passagem. Diante disso temos algumas conclusões a serem ratificadas:
  • Abraão foi um pecador salvo pela graça por meio da fé.
  • Deus  constituiu a circuncisão como símbolo da salvação.
  • Os símbolo devia ser dado aos filhos de pais crentes.
Se nós tivéssemos vivido na época do Antigo Testamento, como pais crentes, nós teríamos circuncidado nosso filhos. Logo, teríamos aplicado em nossas crianças o símbolo da salvação.
II – O BATISMO: UM NOVO SÍMBOLO.
            Alguns homens dão ordens com tanta autoridade que suas palavras ressoam por gerações. Não é diferente com o nosso Senhor Jesus Cristo, devemos sempre lembrar que quando alguém se batiza hoje, está obedecendo a uma ordem de quase dois mil anos atrás. Jesus disse a Seus discípulos que fizessem outros discípulos e batizassem (Mateus 28.19). Ao longo da trajetória da igreja a vemos praticando o batismo nas altas horas da madrugada (Atos 16.33). Se no deserto ali estava o momento de batizar aquele que creu (Atos 8.26-40). Como se batiza uma pessoa? Aplica-se-lhe água.
            O batismo tem haver com a nossa relação com Deus, pois, somos inseridos no pacto com Deus “em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 18.19). Deus utiliza um símbolo externo para denotar uma realidade espiritual interna. Assim como a circuncisão, o batismo é também um símbolo.
            Por que Deus escolheu a água como símbolo? Porque é um agente universal de limpeza. Assim, Deus escolheu este agente de limpeza como um símbolo da realidade espiritual. O batismo significa que as manchas do pecado foram removidas de nosso coração: “Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados invocando nome dele”.(Atos 22.16). O batismo é também um símbolo de limpeza moldado no nascimento (Tito 3.5). Quando nós nascemos de novo ou somos regenerados, nós morremos para o pecado, e à medida que crescemos em nossa vida, fazemos morrer essa natureza pecaminosa – nossas vidas são limpas!
            O batismo significa que fomos separados para viver uma vida santa. O batismo está tão ligado à salvação. (Gálatas 3.27; Atos 22.16) é claro que o batismo não salva, pois, a Bíblia ensina-nos que somos salvos pela graça (Efésios 2.8), mas o batismo simboliza nossa salvação.
            À Luz destes fatos vemos no Novo Testamento que quando uma pessoa se convertia era batizada juntamente com toda a sua família  (Atos 16.15), note como o escritor sagrado visa chamar nossa atenção para o fato de que a família de Lídia foi batizada. De igual modo, temos o carcereiro de Filipos (Atos 16.33-34) – aqui certamente havia crianças de peito que foram batizadas, negá-lo seria manifestar preconceito para com a evidência bíblica.
III – A CIRCUNCISÃO CUMPRIDA NO BATISMO
            Deus sempre termina o que começa. Ele mantém seus votos e juramentos, cumpre suas promessas, e nunca deixa nada incompleto. Recentemente vi a seguinte mensagem na camiseta de um jovem: “Seja paciente; Deus não terminou comigo ainda” – o pecado não dominará a minha natureza por toda a vida, pois, haverá um dia que haverá de completar sua obra redentora.
            Quando nós olhamos a vida de Jesus, nós o vemos cumprindo muitos dos votos e promessas do Antigo Testamento. Ele mesmo nos ensina isso que não veio anular o Antigo Testamento, mas veio cumprir, obedecer fazer valer o que estava na Lei (Mateus 5.17-18). Longe de negar ou contradizer o Antigo Testamento, ele o completa e o cumpre. Aquilo que era ritualístico e cruento no Antigo Testamento encontra sua realidade Cristo Jesus.
            Ele estabelece a Eucaristia (Santa Ceia) como rito substitutivo da Páscoa do Antigo Testamento, exatamente da mesma maneira, o batismo toma o lugar da circuncisão como o símbolo da salvação.
            Considere as seguintes três perguntas à luz do que estudamos até agora:
1. O que acontecia no Antigo Testamento quando uma pessoa cria no Deus de Abraão e confiava nEle?
Resposta: Era circuncidada.
2. Qual era o sinal externo que representava o coração limpo no Antigo Testamento?
Resposta: A circuncisão.
3. Qual era o símbolo externo que marcava a entrada de uma pessoa na comunidade de crentes no Antigo Testamento?
Resposta: A circuncisão.
            Agora, permita-me fazer-lhe as mesmas perguntas substituindo “Antigo Testamento” por “Novo Testamento”.
1. O que acontecia no Novo Testamento quando uma pessoa cria no Deus de Abraão e confiava  nEle?
Resposta: Ela era batizada.
2. Qual era o sinal externo que representava o coração limpo no Novo Testamento?
Resposta: O batismo
3. Qual o símbolo externo que marcava a entrada de uma pessoa na comunidade de crentes no Novo Testamento?
Resposta: O batismo.
            Por esta razão, quando uma criança nasce em nossa congregação ela é conduzida ao batismo, visto que, o rito substitui aquela sombra do Antigo Testamento. Pois, o batismo é o cumprimento da circuncisão. (Colossenses 2.11-12).
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário