domingo, 2 de outubro de 2011

DA VOCAÇÃO EFICAZ - QUARTA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Capítulo 10: Da  Vocação Eficaz.
QUARTA PARTE
Introdução: Estamos estudando a temática da vocação eficaz. Temos percebido como ela se relaciona de modo positivo com questões urgentes na vida cristã. Como a evangelização, a proclamação da palavra, a santificação; mas também, compreendemos que esta doutrina lida com temas difíceis a nossa compreensão dos santos propósitos de Deus.
         Neste nosso último estudo sobre esta grandiosa doutrina vamos lidar com a questão do ímpio e de sua relação com a Vocação Eficaz. Isso é importante porque às vezes quando tratamos deste assunto ignoramos a existência de ímpios em nossas comunidades, “crentes” nominais que estão na igreja por acharem bonito e agradável ou porque os parentes pertencem a igreja. A Confissão de Fé declara o seguinte:
IV. Os não eleitos, posto que sejam chamados pelo ministério da palavra e tenham algumas das operações comuns do Espírito, contudo não se chegam nunca a Cristo e portanto não podem ser salvos; muito menos poderão ser salvos por qualquer outro meio os que não professam a religião cristã, por mais diligentes que sejam em conformar as suas vidas com a luz da natureza e com a lei da religião que professam; o asseverar e manter que podem é muito pernicioso e detestável.
         Bem, diante desta declaração dos teólogos de Westminster cabe-nos tentar entender tal declaração. O que estas palavras significam para nós? Como compreender esta seção?
I – OS NÃO ELEITOS E A VOCAÇÃO EXTERNA.
         No estudo da Vocação Eficaz usamos dois termos para descrever dois aspectos da vocação. O aspecto externo e interno. Até agora temos estudado o aspecto interno da vocação. Ou seja, a ação do Espírito Santo operando soberanamente no coração do eleito, dando-lhe a vida [ o que chamamos de regeneração] concedendo a fé salvadora para que este pecador possa responder positivamente o chamado do evangelho de Cristo. É bom que se diga que este chamado externo é destinado a todos os homens. Todos os homens são chamados pela pregação do evangelho. Será que os não-eleitos recebem alguma ação da graça sobre a vida deles?
  1. Pregação que chega até eles é uma ação da graça de Deus:  é exatamente isso que nós vemos na Palavra de Deus em Mateus 13.14,15, todavia, eles jamais creram na verdade que é pregada ou ensinada, antes terão corações endurecidos pela verdade de Deus. Mateus 22.14 nos mostra que muitos são chamados pela pregação, todavia, apenas alguns de fato crêem.
  2. Desfrutam de operações comuns do Espírito Santo em na vida deles, mas nunca chegam  Cristo: os reprovados até vão a igreja ouvem a palavra, vemos até algumas das operações do Espírito Santo sobre a vida deles, mas nada de novo lhes acontece, antes não conseguem se alicerçar na Palavra. Podem até estar inseridos na obra de modo especifico Mt.7.22. Todavia, não podem ser restaurados para um verdadeiro arrependimento conforme lemos em Hebreus 6.4,5
II -  A DOUTRINA DA VOCAÇÃO E  AS FALSAS RELIGIÕES.
         No primeiro tópico de nossa aula falamos sobre aqueles que vivem na igreja, mas não se achegam a cristo. Ou seja, eles conhecem a verdadeira religião, mas não conhecem o seu Redentor Jesus Cristo.
         A Confissão de Fé nos dá uma resposta singular àquela pergunta: Eu tenho a minha religião o que eu vou fazer com a sua?. A Confissão reconhece que ninguém pode ser salvo sem ação soberana de Deus na regeneração do eleito tendo Cristo como redentor. E apenas a religião verdadeira pode apresentar Cristo conforme ele se nos revela nas Escrituras. As falsas religiões não apresentam um único meio de salvação conforme vemos em At.4.12. A verdadeira religião apresenta-nos Cristo como o nosso Único caminho (Jo.14.6) e a falsa religião insiste em dizer que há vários caminhos que levam a Deus. A Bíblia diz que só existe um caminho.
         Para que o homem seja salvo faz-se necessário a ele Crer de modo absoluto e conhecer. É necessário conhecer a  Cristo”João 17.3 – e a falsa religião busca ofuscar a Cristo único redentor para nos oferecer a vida eterna!
         Não existe redenção para aqueles vivem sob a teologia natural; pessoas sustentam que outras podem ser salvos a parte da revelação redentora de Cristo, e que mesmo estando em uma religião que não seja o cristianismo podem ter a certeza de que vão para o céu. Este é um ledo engano de muitos.
         Estamos vivendo uma época na qual o cristianismo tem sido tratado como mais uma religião qualquer, não tem sido vista como uma religião soteriológica. A religião cristã tem sido relegada a mais uma entre tantas, todavia, a Confissão de Fé reconhece que esta religião cristã é redentiva, porque apresenta um salvador que realmente salva os homens de seus pecados.
         Estamos em um tempo no qual o dogma ou a doutrina tem sido rejeitada como inútil para a nossa comunhão com Cristo. Todavia, a Palavra de Deus ensina o contrário em 2 Jo. 10-11.
         Vale salientar que se alguém vier com outro evangelho devemos rejeitar, pois, isso  é uma afronta a Deus (G.18-9); e ainda, todo aquele que não ama a Jesus está sob anátema. ( 1 Co.16.22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário