domingo, 29 de janeiro de 2012

DA FÉ SALVADORA - SEGUNDA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Professor Rev. João Ricardo Ferreira de França.
(Dia do Senhor, 29 de Janeiro de 2012)
Aula II.
DA FÉ SALVADORA – CAPÍTULO XIV
Seção II – “Por esta fé o cristão, segundo a autoridade do próprio Deus falando em sua Palavra, crê ser verdadeiro  tudo quanto está revelado nela; e age de conformidade com o que cada passagem especificamente contém; prestando obediência aos mandamentos, tremendo ante as suas ameaças e abraçando as promessas de Deus para esta vida e a vida por vir. Os principais atos da fé salvífica, porém, são: aceitar, receber e descansar unicamente em Cristo para a justificação, a santificação e a vida eterna, em virtude do pacto da graça.
Introdução:
         Agora precisamos considerar a segunda seção da nossa Confissão de fé que aborda a questão da fé salvadora. Já temos estudado que a fé salvadora é uma obra da graça de Deus operada em nós; que a fé é o meio e não a causa da redenção do pecador – o meio no sentido de que o homem precisar crer naquilo que foi realizado na cruz do calvário – também consideramos o papel importante do Espírito Santo no fato de que é ele quem gera a fé salvadora nos eleitos e por fim, vimos que está fé é manifestada e fortalecida pelas instituições de Deus destinada para isso!
         O que nós  podemos aprender desta seção de nossa confissão de fé?
I – A FÉ SALVADORA E A SUA RELAÇÃO COM AS ESCRITURAS NA VIDA DO CRISTÃO.
         O primeiro aspecto a ser levado em consideração nesta questão da fé redentiva é a relação que a Confissão de Fé de Westminster [CFW]; esta seção declara de forma inequívoca que esta fé repousa na verdade do evangelho de Deus.
         Somos ensinados aqui nesta seção que devemos sempre procurar conhecer as Escrituras Sagradas! A fé salvadora é repousada não no que A igreja diz sobre a mesma, mas no que a Palavra divina nos mostra como verdade. E por que isso? A nossa CFW responde de forma enfática apontando para a realidade de que é “o próprio Deus falando na Escritura” que tem produzido e alimentado  a fé salvadora.
         Não é o esforço humano que produz a fé salvadora (Jo.4.42), mas é o próprio Deus falando nas Escrituras que assim o faz, esta palavra opera nos crentes eficazmente para a vida eterna (1 Tessalonicenses 2.13). Nisso estamos ciente de que tudo o que existe toda fé repousa na verdade revelada na Bíblia conforme vemos em Atos dos Apóstolos 24.14.
II – A FÉ SALVADORA E A AÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DOS ELEITOS DE DEUS.
         Esta fé salvadora age de acordo “com que cada passagem contém” o cristão que possui a fé salvadora deve está sempre “prestando obediência aos mandamentos de Deus”(Romanos 16.26). A Palavra de Deus visa de forma clara edificar e fortalecer a fé do Eleito, pois, somente a Palavra de Deus tem o verdadeiro ensino para fortalecer e edificar a fé dos crentes em Cristo Jesus.
         Isto implica que a ação desta fé salvadora deve gerar em nós a obediência aos mandamentos sagrados de Deus.
III – DUAS ATITUDES IMPORTANTES DA FÉ SALVADORA NA VIDA DO CRISTÃO:
         A CFW nos mostra duas atitudes importantes que devemos ter como cristãos que possuem a Fé Salvadora. Que atitudes são essas? Temor e Confiança.
3.1 – Temor diante das ameaças de Deus:
         O povo pactual sempre é exortado viver uma vida santa, caso contrário vem às ameaças de Deus. Tremer diante da Palavra de Deus este é o ponto que a CFW quis ressaltar. (Is.662)
3.2 – Abraçar as promessas de Deus:
         O cristão motivado pela fé redentiva deve abraçar as promessas de Deus conforme ele mostra em sua Palavra. Essas promessas não são circunscritas aqui apenas nesta vida, mas também para á vida futura (Hb.13.11)
IV – OS ATOS PRINCIPAIS DA FÉ SALVADORA.
         Esta fé salvadora possui aquilo que lhe principal. Isto tem implicações significativas na vida do cristão. Que atos principais são estes?
         Os teólogos de Westminster nos mostram que são o “aceitar, receber e descansar unicamente em Cristo para a justificação, a santificação e a vida eterna, em virtude do pacto da graça”.
         A fé salvadora recebe a Cristo (Jo.1.12), somente esta fé nos coloca em um relacionamento correto com Deus; a fé nos traz redenção em termos cristocêntricos  (Atos 16.31;Gl.2.20; Atos 15.11)

domingo, 15 de janeiro de 2012

DA FÉ SALVADORA - PRIMEIRA PARTE

IGREJA PRESBITERIANA EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PI.
Estudos na Confissão de Fé de Westminster.
Professor Rev. João Ricardo Ferreira de França.
(Dia do Senhor, 15 de Janeiro de 2012)
DA FÉ SALVADORA – CAPÍTULO XIV
Seção I  - A Graça da fé, por meio da qual os eleitos são capacitados a crer para a salvação de suas almas, é a obra do Espírito de Cristo em seus corações, e é ordinariamente operada pelo ministério da Palavra, também por meio da qual, e pela administração dos sacramentos e da oração, ela se desenvolve e se fortalece.
Introdução:
         Iniciamos agora uma nova seção em nossos estudos na Confissão de Fé de Westminster. Começaremos a estudar sobre o tema da Fé Salvadora, isto se torna importante, pois, em nossos dias pessoas há que sustentam que possuem fé sem ter nenhum relacionamento especial com o Senhor Jesus Cristo!
         Falar sobre este tema em nossos dias é urgente, pois, temos visto as pessoas distorcerem o que esta palavra significa realmente, quando relacionada à salvação de pecadores, e por isso, precisamos urgentemente considerar um estudo sobre este assunto importante.
I – A FÉ É UMA GRAÇA SALVADORA.
         Os teólogos de Westminster começam a abertura deste capítulo ressaltando o fato de que a “Fé” é uma graça redentora da parte de Deus; isto quando o Símbolo de Fé declara: “A graça da fé [...]”. Precisamos enfatizar isso, pois, a fé é importante não por causa dela, ma pela simples razão de que ela brota da graça soberana de Deus. Não é isto que nos ensina a Palavra do Senhor? Em Efésios 2.7-8. Nós encontramos esta verdade de forma cristalina.
         A “suprema riqueza de sua graça”[vs.7] aqui se destaca as seguintes palavras “supremas” e “riqueza”. O primeiro termo fala da soberania da graça; ela governa tudo o que o homem é;  o segundo termo “riqueza” – tem o sentido de plenamente abundante – uma fonte inesgotável da graça de Deus [vs8].
II – A FÉ SALVADORA É UM INSTRUMENTO PELO QUAL OS ELEITOS DE DEUS SÃO CAPACITADOS A CRER PARA A SALVAÇÃO.
         O conceito de instrumentalidade da fé não tem gozado de popularidade em nossos dias. Há pessoas que tem ensinado que a salvação é pela fé – como se fé fosse isolada, sozinha, como se fosse produto da ação do homem – na verdade a Bíblia nos ensina que a fé é o instrumento para a manifestação da ação redentiva de Deus. O escritor aos Hebreus nos lembra isso no capítulo 10.39.
         Todavia, esta condição redentiva da fé está vinculada ao conceito de instrumentalidade. Isso é percebido no texto de Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”aqui nós aprendemos:
1 – de forma ativa somos salvos pela Graça de Deus;
2 – que a fé é o instrumento pelo qual nos apropriamos desta verdade “mediante a fé”
3 – que esta fé não é produto do esforço humano, mas é “dom de Deus”.
III – A FÉ SALVADORA É UMA OBRA DO ESPÍRITO CRISTO NA VIDA DOS ELEITOS.
         A nossa Confissão de Fé nos ensina que esta Fé salvadora é “uma obra do Espírito de Cristo em seus corações...” Aqui vemos de forma nítida que quanto a este aspecto a Fé salvadora não é um ato, mas é uma obra; isto é, acontece não fora de nós, mas em nós.
         É Cristo por meio do Espírito quem nos habilita a crer para a salvação de nossas almas gerando em nossos corações a fé que necessitamos. Isto nós aprendemos de forma muito clara em Efésios 1.17-18:
17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,  18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
         O aqui aprendemos que quando o Espírito age ocorre três verdades em nossa vida:
1 – recebemos sabedoria: é o saber prático e vivencial, não o conhecimento teórico e acadêmico.
2 Temos o pleno conhecimento a respeito de Cristo: não precisamos de nada mais adicional para conhecer a Jesus Cristo, pois, o Espírito nos oferece este conhecimento pleno a respeito de nosso redentor.
3 – os nossos corações são iluminados pela ação do Espírito Santo.
IV – A FÉ SALVADORA E OS MEIOS DE GRAÇA.
          Na última parte desta seção somos introduzidos a relação entre a Fé salvadora e os Meios de Graça. A Confissão nos ensina que esta graça redentiva: a Fé Salvadora. É:
4.1 – Operada Ordinariamente pelo Ministério da Palavra:
         Isto significa que os homens precisam ouvir a pregação da Palavra para que recebam a Fé Salvadora. Isto pode ser percebido em Romanos 10.14,17. A palavra “ordinariamente” foi incluída na declaração dos teólogos de Westminster pelo fato de que as crianças e os incapazes mentalmente, que são eleitos, não podem ser chamados pelo ministério da palavra (conforme já vimos no estudo sobre a Vocação Eficaz) constituindo assim uma exceção, e assim, confirmando a regra.


4.2 – Edificada e fortalecida pela Palavra e os Sacramentos:
         Outro aspecto importante neste assunto é que esta Fé Salvadora é desenvolvida  e fortalecida pela Palavra de Deus e pelos Sacramentos; ou seja, os homens e mulheres que são eleitos de Deus são costumeiramente  edificados e fortalecidos pela ministração da Palavra e dos sacramentos conforme aprendemos na Palavra de Deus. Em textos clássicos:
Atos 20.32; Romanos 1.16-17; 4.11.
CONCLUSÃO:
         A Fé salvadora é a vida da alma do pecador. E a vida da Fé é o Senhor Jesus Cristo. Esta graça salvadora é destinada aos eleitos de Deus, que uma vez alcançados pela ação graciosa do Espírito de Cristo são edificados pela pregação da palavra e dos sacramentos pra glorificarem e a Deus e gozarem da salvação.




sábado, 14 de janeiro de 2012

O ANO NOVO JÁ CHEGOU!

Novos tempos, Novos sonhos.
Rev. João Ricardo Ferreira de França.
            Chegou! O ano de 2012, estamos aqui mais uma vez para vivermos os projetos de Deus para as nossas vidas. Passamos o ano anterior com lutas, provações lágrimas, enfrentemos a discórdia, punimos a inveja; choramos pela perca de um parente. Lamentamos a perca da comunhão de alguns; porém, estamos aqui. Mais esperançosos, mais feliz e quem não está? Chegamos até aqui graças aquele que Governa todas as coisas. Estamos entrando em novos tempos onde renovam-se as esperanças; onde muitos de nós projetam novos sonhos!
            Os sonhos! Quem poderia viver sem eles? Ninguém! E aqui olhando para o calendário lembro-me das promessas que fiz e não cumpri, lembro das meus pecados e falhas, dos meus pecados contra muitos irmãos de nossa igreja. E as minhas falhas com a igreja e com a minha família; são tantas, que o corar de vergonha está sempre diante de mim. Mas, ainda estou aqui. Vivendo este novo tempo que chega que inaugura com a graça de Deus ante o nossos olhos, ar que respiramos, a vida que temos e sentimos, os amigos que conquistamos, a vitórias adquiridas , e o perdão obtido no calvário, por isso, avancemos igreja para o alvo! Sim, continuem sonhando, pois, sem eles nós nada somos.
            Que este anos seja melhor do que ano que se foi. Que seja mais ameno, onde a providência, ainda que carrancuda de Deus, nos mostre uma face sorridente! Que possamos ser melhores, mais dedicados à causa do mestre. Que larguemos nossa indolência, nossa frouxidão espiritual -  que façamos de 2012 um novo tempo para a nossa devoção pessoal com Deus! Onde a vida de oração seja intensa, onde vir a igreja para estudar sua palavra seja o nosso deleite, seja o nosso mancial!
            Oh! Que o Senhor nosso Deus possa fazer isso na vida de cada pessoa, que vem a esta igreja, que a palavra transforme as vidas e que no coração habite o braseiro do amor de Deus de uns para com os outros.  Este é o desejo daqueles que verdadeiramente amam esta igreja? Então, vivamos o novo tempo, o tempo da comunhão, o tempo do compromisso com o Reino e do Estudo sistemático da Palavra de Deus.